panoramica-le-morne

Le Morne, a montanha sagrada da Maurícia

Luis-Gonzalez

Luis González, Representante para Espanha e Portugal dos hotéis Beachcomber (Maurícia)

junho 2022

Luis González é representante em Espanha e em Portugal dos famosos hotéis Beachcomber, uma das cadeias mais reconhecidas da Maurícia, 100% de propriedade local. Com inúmeras visitas à ilha, Luís conhece a Maurícia como a palma da sua mão sendo uma referência no sector neste destino.

Índice

Maurícia

Ao longo das minhas viagens à Maurícia nestes anos, tenho vindo a fixar uma série de recantos favoritos desta ilha, uma das joias do Oceano Índico, que o escritor norte-americano Mark Twain disse ter servido como exemplo para recriar o Éden.

Le Morne

Estes lugares, alguns mais conhecidos e divulgados do que outros, impactaram-me igualmente porque vale a pena visitar tudo na Maurícia. E quando me perguntam sobre excursões e atividades para combinar com a estadia nos resorts, costumo recomendá-las todas, embora haja uma que nunca esqueço entre todas elas. O que seria uma obrigação; visite Le Morne Brabant. Esta famosa montanha, Património Mundial da UNESCO desde 2008, tem 556 metros de altitude e desempenhou um papel fundamental na vida desta ilha no século XIX, após a abolição da escravatura.

História da Montanha Sagrada

Le Morne é uma das montanhas mais bonitas não só na ilha, é claro, mas em todo o mundo. A visão que oferece do seu ponto mais elevado é impressionante e se acrescentarmos a isto a história que representa torna-a num local mágico. A história diz-nos que ao longo dos séculos XVIII e XIX foi usada como refúgio para escravos fugitivos que eram chamados “Cimarrons” (os “Castanhos” em francês). Aproveitando o terreno abrupto e exuberante, os “Cimarrons” criaram vários acampamentos ao longo da montanha, tanto em grutas como no seu topo. Quando a escravatura foi abolida em 1835, as autoridades dirigiram-se a Le Morne para notificar as pessoas das novas notícias e confirmar a sua liberdade, mas muitas delas, sem compreender o que queriam dizer, suicidaram-se correndo para o vazio. Hoje a montanha representa o sofrimento daqueles milhares de escravos que habitavam as Ilhas Maurícias, razão pela qual a ilha passou a ser conhecida como a “République des Marrons".

Formas de descobrir Le Morne

Le Morne pode ser explorado de duas maneiras: uma será fazendo uma caminhada, que geralmente dura cerca de duas ou três horas, dependendo da forma física de cada um. Uma vez em cima, oferece-nos uma impressionante panorâmica da área sudoeste das Ilhas Maurícias, onde se pode apreciar as conhecidas cascatas subaquáticas, um efeito ótico/ilusão que ocorre nesta área. A actividade deve ser feita cedo, por volta das 6 da manhã e é sempre aconselhável fazê-lo acompanhado por um guia, aproveitando as luzes do nascer do sol para obter as melhores fotografias e a frescura da manhã para desfrutar da subida. A vista panorâmica oferecida por Le Morne vai surpreender-nos. Além disso, podemos avistar a ilha Bénitiers uma das paragens obrigatórias que os catamarãs fazem quando navegam naquela zona.

Outra opção, mais curta, mas mais confortável, é fazê-lo de helicóptero. Neste caso, sobrevoar a área não levará mais de 20 minutos e podemos gozar de uma das experiências mais emocionantes da nossa estadia na Maurícia.

Beachcomber en Le Morne

Para ficar na ilha e continuar a desfrutar das vistas de Le Morne, nada melhor do que fazê-lo no sopé desta montanha onde dois dos resorts de luxo da cadeia hoteleira que represento estão localizados, Beachomber Paradis e Dinarobin Golf Resort & Spa. Dois maravilhosos resorts que, embora independentes, podem ser apreciados como um só, com tudo o que precisa para passar umas férias inesquecíveis. Paradis Beachcomber tem o seu próprio campo de golfe e, juntamente com o Dinarobin, somam oito restaurantes de diferentes variedades gastronómicas, bem como uma praia muito longa de quase seis quilómetros. A área é completada por outros hotéis e pequenas vilas piscatórias. Estamos localizados na zona mais montanhosa e verde de toda a ilha e onde mais actividades desportivas e naturais podem ser realizadas. Isto é algo muito importante para aqueles que procuram alguma adrenalina, muito em contraste com o norte da ilha que é mais tranquilo.

Visitar Le Morne é uma das experiências que mais recomendo, mas não a única. Nas Ilhas Maurícias poderá desfrutar de muitas excursões e visitas. Esta ilha oferece um leque de actividades das mais variadas e divertidas para desfrutar de umas férias inesquecíveis, além das praias e da cor das suas águas que também é impressionante.

Avaliações deste artigo

5,0 / 5 (1 avaliações)