RSC (Responsabilidade Social Corporativa)

A ICÁRION está orgulhosa de fazer parte do grupo IBEROSTAR, a empresa de hotelaria espanhola mais comprometida com o meio ambiente. Com mais de 80% dos seus hotéis em primeira linha de praia, a companhia centra os seus objetivos na conservação do mares e oceanos, para contribuir com um turismo cada vez mais sustentável.

icarion-hotel-varadero-cuba-iberostar-medium.jpg

Partilhando deste mesmo ADN, na Icárion demos um passo em frente e tomámos esta iniciativa na Tour Operação Turística, porque estamos conscientes de que o planeta precisa de nós e temos de tomar medidas já. Por esta razão, a sustentabilidade faz parte da Icárion desde a sua criação envolvendo os nossos passageiros para que se sintam também parte da solução. É por isso que, além de termos os processos internos mais sustentáveis (auditados e avaliados através de indicadores), somos o primeiro operador turístico nacional que compensa a pegada de CO2 em todos os voos realizados pelos nossos passageiros durante a sua viagem, sem custos adicionais para o cliente. E fazemo-lo de forma transparente, partilhando com o mercado a informação dos projetos de solidariedade, conservação e reflorestação nos quais colaboramos. Desta forma, promove-se também a sensibilização dos nossos clientes e colaboradores.

icarion-sostenibilidad-proyecto.jpg

Os clientes que viajam com a Icárion podem estar descansados de que a sua viagem será o mais sustentável possível, ao mesmo nível que apenas alguns intermediários turísticos de outros países mais avançados nesta área e que sempre observámos com uma inveja saudável.

Adicionalmente, na Icárion, usamos o nosso poder para apoiar empresas de turismo locais, em qualquer parte do planeta, que estejam a fazer um esforço para mudar a forma como vemos e interagimos com o planeta, enquanto viajamos. Trabalhamos para si, viajante responsável e atento ao meio ambiente e às comunidades locais, escolhendo com a nossa experiência e conhecimento fornecedores com sentido ético e empresas sustentáveis para onde quer que vá viajar.

Quando pensar na sua próxima viagem, lembre-se sempre que uma experiência que é amiga do planeta também é ideal para si. Escolha a Icárion e desfrute do seu destino de uma forma responsável!

icarion-grupo-viajeros-sostenibles-montan-caballo.jpg

A nossa política de sustentabilidade

Na Icárion não entendemos o turismo se não for sustentável. É por esse motivo que os nossos objetivos de crescimento económico estão alinhados com as três bases da sustentabilidade: social, económica e ecológica. Assumimos um forte compromisso com a Agenda das Nações Unidas 2030 e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nossa política centra-se nos seguintes pontos e resultados (direta ou indiretamente) na realização dos seguintes ODS:

icarion-energia-paneles-solares-turbinas-eolicas.jpg

Política ambiental

  • Cuidar e conservar o ambiente (ODS 6, 13, 14 e 15).
  • Compensar a pegada de CO2 de todos os voos dos nossos clientes sem custos adicionais para os mesmos (ODS 13, 14 e 15).
  • Evitar actividades que danifiquem a flora e a fauna dos destinos visitados (ODS 6, 13, 14 e 15).
  • Priorizar a contratação de hotéis com certificação ambiental (ODS 6, 11, 13, 14 e 15).
  • Fazer um melhor uso energético dentro do possível nos nossos escritórios (ODS 6, 11, 12 e 13).

icarion-reunion-politica-social-eco.jpg

Política social

  • Trabalhar com ética, transparência e boa gestão corporativa (ODS 8 e 16).
  • Manter uma relação de confiança baseada no respeito e no benefício mútuo (win-win) com os nossos fornecedores em todo o mundo (ODS 8 e 17).
  • Priorizar a colaboração com fornecedores locais que ajudem a criar valor nas comunidades onde trabalhamos (ODS 1, 8, 11 e 16).
  • Internamente, um objetivo prioritário é que todos os colaboradores da Icárion trabalhem num ambiente saudável e de qualidade, onde possam desenvolver-se tanto a nível pessoal como profissional, com salários justos, através de promoção interna, formação, igualdade e discriminação zero (ODS 3, 4, 5, 8, 10 e 16). É por isso que dispomos de um comité da RSE que representa as diferentes unidades e departamentos de negócio.
  • Envolver e implicar os nossos colaboradores com os valores que regem a empresa e a sua política de responsabilidade social corporativa através da formação na sua área (ODS 12).
  • Cuidar e informar a cadeia de distribuição, especialmente as Agências de Viagens que comercializam o nosso produto, sobre estes objetivos e a sua importância (ODS 12 e 16).
  • Informar periodicamente e de forma fiável a sociedade, do grau de cumprimento destes objetivos através de relatórios de acesso público (ODS 12 e 16).

icarion-economia-sostenible-plantas-monedas.jpg

Política económica

  • Comprar diretamente os nossos serviços ao fornecedor local, sempre que possível, porque além de reduzir o preço, beneficia a experiência de viagem do cliente, como também contribui diretamente para o desenvolvimento das comunidades de cada destino (ODS 1, 8 e 17).
  • Apoiar destinos emergentes no seu desenvolvimento sustentável, não só ambientalmente, mas também economicamente, através da formação de promotores e empreendedores locais em técnicas e ferramentas de marketing, gestão, distribuição, etc. (ODS 1, 4, 8, 16 e 17)
  • Contribuir com uma percentagem dos lucros à implementação progressiva de melhorias na RSC, de forma a alcançar um círculo de crescimento na nossa política responsável (ODS 16).
  • Colaborar com projetos concretos que apoiem a sustentabilidade.