costa-rica-monteverde-trekkin-tour

FONAFIFO na Costa Rica é “PURA VIDA”

Jordi Rivera

Jordi Rivera, Diretor de Produto da Icárion

abril 2022

Jordi, Diretor de Produto e Sustentabilidade da Icárion, é um viajante profissional que, ao longo do tempo, aprendeu a desfrutar da sua paixão da forma mais responsável possível. Conhecedor especializado de vários destinos, especialmente das regiões do Ártico, gosta de aplicar os valores e princípios da sustentabilidade à programação da Icárion, para que todos os nossos passageiros se sintam viajantes responsáveis.

Índice

"Pura Vida"

Visitei a Costa Rica pela primeira vez durante umas férias em família há alguns anos. Acho que se pode dizer que a Costa Rica é um destino que satisfaz todos os que a visitam. A sua natureza, com uma fauna e flora exuberantes, as suas gentes, sempre prontas a ajudar mostrando o seu melhor sorriso, a sua geografia, tão rica em contrastes ou o conforto dos seus alojamentos, localizados em ambientes únicos, agradam a qualquer um. No entanto, provavelmente devido à minha (de)formação profissional e académica, tenho de admitir que o que mais me impressionou foi a forma como se percebe em tantos detalhes do dia-a-dia da atividade turística, que a Costa Rica é pioneira e um exemplo mundial em sustentabilidade. Desde aquela viagem que fiquei viciado neste destino e apaixonado pela sua expressão mais famosa. O que os costa-riquenhos usam em muitas ocasiões, especialmente para responder ao típico “Como está?”, é uma expressão tão intrinsecamente ligada à cultura costa-riquenha que se tornou uma marca em si mesma. E isso, para mim, faz todo o sentido quando vemos como todos trabalham em conjunto, em busca da tão necessária sustentabilidade, para poder afirmar categoricamente que a Costa Rica é, de facto, "PURA VIDA".

Costa Rica, paradigma da Sustentabilidade antes de haver Sustentabilidade

Quando o termo "sustentabilidade" ainda não era usado, já nos anos 60 do século XX a Costa Rica começava a adotar medidas para proteger os seus ecossistemas únicos. Entre elas, destaca-se a criação, em 1963, da primeira reserva biológica, Cabo Blanco. Ao longo do tempo, estas decisões têm levado o país a ser uma das nações que está na vanguarda com ações de mitigação, adaptação e atenção ou gestão da vulnerabilidade (gestão de riscos) às alterações climáticas, tendo já 25% da superfície do país protegida sob alguma categoria de área selvagem protegida. PURA VIDA!.

Lei Florestal 7575 e início de PSA

Em 1995, a Costa Rica tomou a decisão de resolver o problema da desflorestação. A perda de massa florestal é, sem dúvida, uma das maiores causas da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), que aumentam o aquecimento global e, em última análise, provocam uma aceleração das alterações climáticas. A proibição de alteração do uso do solo através da Lei Florestal 7575, com o apoio do programa “Pagamentos para Serviços Ambientais” (PSA), conseguiu a recuperação de uma elevada percentagem de florestas, atingindo em 2016, segundo a FAO, a concretização da inversão do processo de desflorestação, embora ainda haja degradação e fragmentação e, consequentemente, muito trabalho a ser feito. PURA VIDA!

Resultados até 2020

A cobertura florestal do país atingiu 59% do território em 2020. A evolução tem sido espetacular, passando de apenas 42% no final do século passado, de acordo com os parâmetros de medição do Banco Mundial, para uma área arborizada que cobria 47%, no início do século XXI, e mais de 52% já em 2010. Esta recuperação registada nas últimas duas décadas foi documentada no último Relatório do Estado da Região (América Central), que tem sido feito desde 1996 como parte do Programa do Estado da Nação. PURA VIDA!.

Prémio de Ação Climática Global da ONU 2020

O PSA continua a ser um instrumento tão válido e bem-sucedido que, em outubro de 2020, recebeu o Prémio de Ação Climática Global 2020 em Bona, Alemanha, na categoria de Financiamento de Investimento Favorável ao Clima. O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou: "É emocionante ver estas soluções climáticas, que reforçam o meu apelo a uma liderança decisiva sobre as alterações climáticas por parte dos governos, empresas e cidades, e para uma recuperação ecológica da pandemia COVID-19. Vamos avançar para construir um futuro mais sustentável e equitativo para todos." PURA VIDA!

Icárion junta-se ao programa PSA da Costa Rica através do FONAFIFO

Em toda a equipa Icárion, a Sustentabilidade é simultaneamente uma obrigação e devoção tanto individual como coletiva, com o objetivo de preservar o meio ambiente e os seus habitantes. É por isso que temos de fazer do turismo um instrumento para distribuir riqueza entre os mais desfavorecidos. Consequentemente, os nossos objetivos de crescimento económico estão alinhados com objetivos sobre os três eixos da sustentabilidade: social, económica e ecológica. É, portanto, uma honra, mas também uma necessidade, anunciar que, no âmbito do nosso Plano de Responsabilidade Social Corporativa, juntamos o programa PSA da Costa Rica e incorporamos a partir deste momento no nosso portfólio de planos de Compensação de Pegadas de CO2 dos voos dos nossos passageiros os diferentes projetos PSA nas florestas do país centro-americano. Vamos adquirir créditos de carbono deste reconhecido e eficiente programa de conservação e reflorestação das florestas. E vamos fazê-lo também sem intermediários, diretamente através do “Fondo Nacional de Financiamiento Forestal” (FONAFIFO), uma organização governamental da Costa Rica, garantindo assim que o montante total seja pago à medida que os créditos de carbono chegam às famílias dos fazendeiros, agricultores e organizações indígenas locais que desenvolvem os projetos nas florestas. PURA VIDA!

O instrumento PSA

O instrumento PSA é fundamental no processo de recuperação da cobertura florestal e é uma fonte direta de rendimento para os proprietários de explorações agrícolas limitados pela mudança de uso do terreno. Tem um impacto directo nas associações indígenas de mulheres proprietárias, localizadas em regiões com um baixo índice de desenvolvimento social que fazem parte de corredores biológicos com áreas de grande importância hídrica. Nestas mesmas áreas, mais de 160.000 hectares de floresta foram protegidos desde o início do projeto, com um investimento directo superior a 35 milhões de dólares. O PSA, no âmbito do Plano Nacional de Descarbonização, representa uma solução baseada na natureza e uma referência global sendo uma ferramenta do NDC 2020 apresentada à Convenção das Alterações Climáticas. Por todas estas razões, na Icárion estamos muito satisfeitos e orgulhosos por participar neste projeto, que contribui para manter a biodiversidade do país e espalhar uma mensagem ao mundo de que é possível um futuro melhor. PURA VIDA!

O PSA, no âmbito do Plano Nacional de Descarbonização, representa uma solução baseada na natureza e uma referência global sendo uma ferramenta do NDC 2020 apresentada à Convenção das Alterações Climáticas. Por todas estas razões, na Icárion estamos muito satisfeitos e orgulhosos por participar neste projeto, que contribui para manter a biodiversidade do país e espalhar uma mensagem ao mundo de que é possível um futuro melhor. PURA VIDA!

Avaliações deste artigo

5,0 / 5 (3 avaliações)