islandia-medium

A minha primeira viagem à Islândia

Elisabeth-Ortega

Elisabeth Ortega, Account Manager na Iceland Travel

março 2022

Elizabeth Ortega é diretora de uma das principais agências receptivas da Islândia. Viajou para a ilha do gelo e fogo há mais de 25 anos e foi o impacto desta viagem à Islândia, que a fez regressar, desta vez para ficar. Nesta publicação descobre como foi a sua primeira viagem à Islândia. A viagem que mudou a sua vida para sempre.

Índice

As paisagens que nos deixam deslumbrados na Islândia são inúmeras e não será capaz de imaginar tanta beleza até poder comprová-la com os seus olhos. Há lugares maravilhosos em todo o mundo, mas viajar para a Islândia deixará na sua memória imensas recordações extraordinárias. Certamente que se viajar para esse país, pensará como eu, terei de voltar!

Descobrir um novo mundo

Estava um verão quente na Europa quando decidi viajar pela primeira vez para a Islândia. Apanhei um avião de Paris, onde vivia na altura. Num voo de pouco mais de 3 horas, cheguei a um destino completamente desconhecido. Nunca tinha visto do ar uma paisagem tão deslumbrante e diferente de outros lugares que já tinha visitado antes. Sou originária da América Latina e para mim foi fascinante a oportunidade de descobrir um novo mundo tanto geológico como culturalmente. Em julho de 1995 cheguei à Islândia, uma ilha a sul do Círculo Polar Ártico, no meio do Oceano Atlântico. Uma viagem de 15 dias em grupo pelo país e com um fabuloso guia islandês, fez-me descobrir a natureza fantástica que a ilha oferece tanto no interior como na zona costeira.

A viagem que mudou a minha vida

Durante a minha viagem à Islândia, todos os dias a expectativa aumentava porque, embora parecesse impossível, a cada novo lugar que chegava este revelava-se ainda melhor do que o anterior. Ao fim de duas semanas, a nossa viagem terminou na capital, Reykjavik. Uma certeza que tinha, depois da impressionante viagem à Islândia, era que o desejo de regressar a este maravilhoso país permaneceria sempre na minha mente, porque sabia que tinha muita paisagem e cultura por descobrir. Não só a natureza islandesa deixou uma marca positiva na minha memória, mas também os seus habitantes generosos e amigáveis. O desejo de voltar estava a crescer dentro de mim até perceber que este era o meu lugar, queria ficar e assim fiz. Vivo na Islândia desde 1996 e até hoje e depois de tantos anos, todos os lugares que visito nunca deixam de me impressionar. Pode ser um lugar novo ou o mesmo lugar que já visitei antes, estou sempre impressionada com a grandeza da natureza da Islândia.

A impossibilidade de escolher

É difícil para mim escolher um lugar favorito na ilha, porque cada região é diferente e porque, apesar de tantos anos e viagens pela Islândia, ainda me faltam alguns locais do país para descobrir. No sudeste e noroeste encontramos lugares marcados por grande atividade vulcânica. Nas extremidades oeste e leste encontramos os magníficos fiordes decorados com montanhas rochosas esculpidas por glaciares e o mar com formas incríveis. Todas estas regiões oferecem paisagens diferentes, mas igualmente espetaculares.

As maravilhas do Sul

Sou guia turística e posso dizer, sem dúvida, que em todas as viagens a beleza natural que a Islândia oferece surpreende-me como se estivesse a vê-la pela primeira vez. É quase impossível escolher um lugar favorito nesta ilha de gelo e fogo, há imensos lugares que eu poderia enumerar. Como não posso nomear todas as atrações naturais, sugeria uma viagem pelo sul da Islândia, começando por uma pequena cidade chamada Vik í Mýrdal, que poderíamos chamar de porta de entrada para a costa sul do país.

Vik í Mýrdal está localizada na estrada principal da ilha, a 180 kms de Reykjavik. Com apenas 300 habitantes, Vik é um importante centro de serviços para os habitantes e visitantes desta região. É a localidade mais a sul da ilha e a única vila de pescadores islandesa que não tem um porto. Perto de Vík encontramos muitas das maravilhas naturais da região sul. A poucos quilómetros de distância, antes de chegar a Vík, encontramos duas das mais belas quedas de água da zona: Seljalandsfoss e Skógarfoss, ambas com alturas semelhantes de 62 e 60 metros e com uma espetacular cascata. A primeira pode ser vista pela frente e também por detrás, uma vez que um pequeno caminho permite visitá-la em ambas os lados. A segunda está sempre decorada com um bonito arco-íris

Vík está localizada a sul de Myrdalsjökull, o quarto maior glaciar da Islândia. Neste glaciar podem fazer-se passeios de snowmobile, excursões de 4x4 ou caminhadas usando calçado com grampos. Irá depender da vontade de cada um e da aventura ou experiência que queremos desfrutar. Continuando com as atrações perto de Vík podemos referir Reynisfjará. A bela praia de areia preta é tão especial que nos corta o fôlego. Não consegue imaginar uma praia de areia vulcânica preta com tanta beleza e mistério, decorada com grandes colunas de basalto saindo do mar. Pela sua beleza espetacular, Reynisfjara foi classificada há alguns anos como uma das mais belas praias do planeta. Nesta área encontramos também o conjunto de colunas hexagonais basálticas de Háksanef. Se tivermos tempo durante a nossa viagem à Islândia, é aconselhável viajar até ao Parque Nacional de Skaftafell. Aqui é essencial fazer uma caminhada de aproximadamente 2 horas para chegar a Svartifoss ou cascata preta, que oferece uma paisagem diferente. Svartifoss está rodeada por colunas basálticas negras de origem vulcânica, a paisagem é simplesmente espetacular. Esta é a oportunidade de se aproximar um pouco mais de um glaciar. Uma caminhada de cerca de uma hora e meia através de um pequeno trilho, para ver o glaciar Skaftafellsjökull. As duas experiências são quase obrigatórias e vão surpreender-nos pelas incríveis paisagens que nos oferecem.

Dois países num só

Viajar para a Islândia oferece-nos experiências completamente diferentes dependendo da época do ano, uma vez que a paisagem muda radicalmente mediante a estação. No verão, a luz natural permanece por 24 horas oferecendo-nos a beleza do céu com as suas cores que variam do amarelo ao vermelho devido ao efeito do sol da meia-noite. No inverno, os dias são curtos, mas a neve e as luzes do Norte oferecem uma paisagem mágica e indescritível que nos deixa sem fôlego

Viajar para a Islândia proveniente da Europa é simples porque fica a poucas horas de distância de voo. Decida agora e reserve a sua viagem à Islândia e descubra por si mesmo a maravilha das paisagens naturais que esta ilha tem para lhe oferecer.

Avaliações deste artigo

5,0 / 5 (1 avaliações)