atardecer-peninsula-nicoya

15 razões para visitar a Costa Rica

Gustavo-Segura

Gustavo Segura, Ministro do Turismo da Costa Rica

março 2022

Gustavo J. Segura Sancho, Ministro do Turismo da Costa Rica e Presidente Executivo do Instituto de Turismo da Costa Rica, é um executivo com uma vasta experiência em Turismo Sustentável e Hotelaria. Economista e MBA da INCAE Business School, desempenhou cargos e realizou gestão operacional e aconselhamento para organizações do sector das viagens e turismo em vários países da América Latina e é bolseiro da Central American Leadership Initiative (CALI). Nesta publicação conta-nos, com orgulho nacional, algumas das razões e segredos porque uma viagem à Costa Rica nunca é esquecida.

Índice

A Costa Rica oferece experiências para desfrutar numa viagem romântica ou familiar com natureza, aventura, cultura, gastronomia e relaxamento em partes iguais. Estas são 15 razões para nos visitar.

O país mais feliz do mundo… e o mais antigo

A felicidade do país de Pura Vida está escrita no seu ADN. A Costa Rica é um dos destinos internacionais que mais cresce, em que o turismo é um dos motores da economia costa-riquenha. É uma das mais antigas democracias do continente americano, e é um país de paz que aboliu o exército há mais de 70 anos. Além disso, é a sede de uma das cinco “Blue Zones” do mundo, a Península de Nicoya. É a única Zona Azul Ibero-americana e a maior em tamanho e tem mais de 800 habitantes com idade superior a 90 anos.

Conheça uma rota dedicada ao queijo

Na zona de Turrialba, conhecida pelo seu vulcão, um dos "grandes" da Costa Rica juntamente com o Vulcão Arenal, o Vulcão Irazú e o Vulcão Rincon de la Vieja, desenvolveu-se também uma rota temática aproveitando a denominação de origem do "Queijo Turrialba", um dos seus produtos mais característicos. Além da gastronomia, a família pode ainda aprofundar os seus conhecimentos da cultura "Tica" com a visita ao Monumento Nacional de Guayabo ou experimentar a natureza no Parque Nacional do Vulcão Turrialba, que reabriu as suas portas após vários anos de encerramento.

Experimente o "Wellness Pura Vida"

Faça uma massagem com pedras vulcânicas aquecidas em água com temperaturas entre os 50 e 65 graus e colocadas de forma terapêutica na pele, como tratamento de spa ao ar livre na praia de Montezuma, na província de Puntarenas; ou aproveite para banhar-se em águas e lama vulcânica em locais certificados, como as fontes termais perto do Vulcão Rincon de la Vieja em Guanacaste ou a Fortuna de San Carlos, onde poderá desfrutar de um banho relaxante no meio da natureza.

Observe, ao perto, uma preguiça

Na zona rural é possível encontrar uma preguiça atravessando lentamente a rua ou descansando no topo de uma árvore à beira da estrada.

Descubra a natureza no país com a maior densidade de biodiversidade do mundo.

Com mais de meio milhão de espécies, a Costa Rica tem 6,5% da biodiversidade mundial e destaca-se como um dos melhores lugares do mundo para explorar a flora e a fauna. Um quarto do seu território está protegido por parques e reservas nacionais, e estes locais têm uma incrível variedade de ecossistemas, incluindo uma floresta tropical húmida e uma floresta tropical seca. Encontra-se entre o mar das Caraíbas e a costa do Pacífico, e com enormes recifes costeiros. A grande diversidade de fauna e flora pode ser vista a olho nu e é sem dúvidas, a melhor aprendizagem sobre a biodiversidade.

 

Observação de pássaros em Sarapiquí

A área de Sarapiquí está localizada a norte da província de Heredia e Turrialba, na província de Cartago, localizada a menos de três horas de San José, capital da Costa Rica. Possui uma vasta gama de produtos turísticos em atividades de aventura, natureza, observação de aves e elementos de aspecto cultural. Além do Parque Nacional Braulio Carrillo, a cidade de Puerto Viejo de Sarapiquí é um destino interessante pela sua identidade e riqueza.

Saboreie a gastronomia local

O tradicional galo pinto, o “tamale assado”, a “empanada de chicharrones”... A gastronomia “Tica” oferece-lhe uma combinação de sabores e cheiros que não deixam ninguém indiferente. Em pouco mais de 51.000 quilómetros, existem 12 zonas climáticas e uma série de microclimas na Costa Rica que possibilitam a existência de uma enorme variedade de frutas e legumes. A melhor maneira de experimentar esta variedade é bebendo sumos e refrigerantes naturais, comuns em todos os restaurantes e cafés do país. Entre os frutos, podem ser encontrados a papaia, banana, ananás e maracujá, mas a Costa Rica também tem produtos locais como o fruto de caju, que vem da família da manga e é frequentemente usado para fazer um refrigerante semelhante à limonada. Outro produto local é pejibaye, que é geralmente servido com maionese.

Desfrute de um dos melhores cafés do mundo

Saborear um café “Tico” será sempre uma excelente forma de finalizar as refeições para os amantes desta bebida. Para saber mais sobre a história e cultura em torno do café, são organizadas visitas guiadas em diferentes regiões do país que explicam a origem e o tratamento do grão nas suas diferentes fases. A família também pode provar outras delícias da doçaria “Tico”, como doces de leite, algodão doce ou biscoitos.

Tour de cerveja em "Chepe"

"Chepe" é o nome pelo qual a capital da Costa Rica, San José, é carinhosamente conhecida. Uma forma divertida e curiosa de conhecer a cidade é através de um tour de cerveja artesanal onde vai experimentar diferentes tipos de cerveja “Tica” e o acompanhamento mais adequado para cada uma. À noite, na companhia de um cervejeiro especializado, pode também descobrir a história de San José e dos seus bairros mais emblemáticos.

Adquira um carrinho de boi como recordação

O tradicional "carro de bois" na Costa Rica não é apenas um carro típico, mas tornou-se o artesanato mais reconhecido do país, também declarado uma obra-prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A arte colorida e única de pintar estes carros na área de Sarchí, na província de Alajuela, não deixará ninguém indiferente. Eram usados anteriormente para transportar café, mas agora os carros de boi na Costa Rica são um símbolo do património cultural do país, e são pintados com cores brilhantes e desenhos únicos que fazem deles obras de arte. Além disso, o viajante encontrará numerosas lembranças que recriam este tipo de decoração.

Participe numa cerimónia de cacau

O grão de cacau é embalado com magnésio, cálcio e antioxidantes e é considerado como tendo benefícios para o coração. Para experimentar os seus benefícios e descobrir a história e a cultura da Costa Rica nada melhor do que participar numa cerimónia de cacau ao estilo dos povos indígenas. Assim, sentado em círculo pode saborear a bebida cerimonial, feita a partir de grãos de cacau cozidos e participar nos cânticos ao som dos instrumentos tradicionais.

Aventura nas alturas

A Costa Rica é uma terra de vulcões (alguns deles ativos); florestas tropicais húmidas, enormes quedas de água e grandes rios. Esta natureza generosa oferece ao viajante uma grande variedade de atividades para descobrir o país a partir das alturas. Pontes suspensas como as da região de Monteverde, zipline ou tirolesa ou ainda teleféricos serão as opções propostas para apreciar de cima a bela paisagem "Tico".

Hospedar-se num hotel ecológico

A Costa Rica é um país pioneiro no ecoturismo e no turismo sustentável. O país tem uma grande variedade de alojamentos ecológicos que permitem ao turista reduzir a pegada ecológica durante a sua visita. Desde lugares com bungalows na praia, tendas, antigas fazendas a hotéis com energia solar ou alojamentos de luxo, há uma grande seleção em todo o país que permite ao visitante viajar de forma sustentável em qualquer lugar da Costa Rica.

Caminhar sobre uma cauda de baleia de areia

O Parque Nacional Marinho de Ballena, na costa sudoeste do Pacífico, é um local de renome para observação de baleias corcundas, mas também é conhecido pela formação de areia chamada Tombolo. Na maré baixa, esta formação, vista do ar, parece a cauda de uma baleia, e a partir de terra pode andar sobre ela, observando uma cauda de baleia real. Além da praia de Uvita, onde se situa o Tombolo, existem outras praias dentro da Área Selvagem Protegida: Bahia, Colonia, Ballena, Arco e Piñuelas, e mesmo sem ver baleias no mar, as vistas são espetaculares.

Rafting no rio Pacuare

O rio Pacuare é um dos mais conhecidos da Costa Rica pelos seus intensos rápidos e pelas condições ideais para a prática de caiaque. Esta experiência em casal demonstrará o nível de cumplicidade tanto em saltos como em movimentos enquanto navega num dos cursos mais famosos do mundo nesta modalidade. Além disso, a apenas seis horas de distância de carro, os surfistas podem praticar o seu desporto favorito em dois oceanos devido ao tamanho e localização da Costa Rica.

Site oficial em espanhol: www.visitcostarica.com/es

Site oficial europeu para profissionais do turismo: www.puravidauniversity.eu

Siga-nos nas nossas redes sociais: Instagram y Facebook

Avaliações deste artigo

5,0 / 5 (2 avaliações)