panoramica-machu-picchu

Machu Picchu, a primeira maravilha do mundo certificada como "carbono neutro”

Silvina-Prado

Silvina Prado, Head of Social Media & ORM da W2M

março 2022

Silvina Prado, Head of Social Media & ORM da W2M, é apaixonada pelo seu trabalho e por viagens e, como diz: "As redes sociais e as viagens são a combinação perfeita, podem levar-nos tão longe que nem sequer se imagina."

Índice

Machu Picchu tornou-se nos últimos dias a primeira maravilha do mundo reconhecida como um destino turístico “carbono neutro”. O santuário histórico tem um forte compromisso com a preservação do meio ambiente que começa a dar frutos.

É apenas o início de um desafio que é tão ambicioso quanto excitante. Chegou a hora de descobrir todos os seus detalhes. Vão convencê-lo a ir a este lugar cheio de magia do outro lado do Atlântico.

Um destino turístico fiel ao seu compromisso com o meio ambiente

Foi no dia 2 de setembro que a emblemática cidade dos Incas recebeu o certificado de Neutralidade Carbónica concedido pela Green Initiative. Esta entidade centra a sua atividade na avaliação da compensação dos gases com efeito de estufa que são emitidos para a atmosfera em resultado de atividades geradas pelo homem.

Neste caso, as ações ligadas ao compromisso com o ambiente estão também ligadas à área do turismo, fundamentais para o que considera ser um destino de primeira a nível internacional. De acordo com os cálculos da organização, quase 5% das emissões de gases nocivos em Machu Picchu estão ligadas ao turismo. As primeiras ações para as reduzir já foram lançadas.

Para reduzir as emissões de CO2, foram implementadas várias ações. Entre elas, destaca-se a instalação de dois compactadores de plástico. Se está a perguntar-se como é que eles contribuem para o cuidado do ambiente, é muito simples. A maquinaria em questão compacta as garrafas PET ao ponto de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa causadas pelo seu transporte por via-férrea, uma vez que são convertidas em resíduos.

O mapa da rota de Machu Picchu

No seu esforço para continuar a cuidar do planeta, este local histórico do Peru estabeleceu um calendário para atingir os seus principais objetivos. Já concretizado o feito alcançado no verão de 2021, o horizonte 2030 é definido como o limite escolhido para alcançar uma redução de 45% nas emissões de dióxido de carbono. Resta menos de uma década para ver este objetivo ser atingido. É tempo de começar a trabalhar para chegar à data em questão com as metas alcançadas.

Mais ambiciosa é a que está inscrita na sua agenda para o ano 2050. Por essa altura, pretende-se que as emissões sejam de zero. A neutralidade climática está incluída no Acordo de Paris, ao qual o Peru aderiu, bem como dezenas de países. Este tratado internacional é vinculativo e constitui-se como o principal compromisso para evitar a ameaça do aquecimento global que paira sobre os cinco continentes. Não há tempo a perder. O conteúdo do acordo é, como pode imaginar, crucial.

O compromisso com a sustentabilidade e o efeito de atração de turistas

Depois de recentemente ter obtido o certificado de neutralidade carbónica espera-se uma maior atractividade turística com a chegada de visitantes ansiosos por conhecer o local e desfrutar do seu forte compromisso com a sustentabilidade. Esta é a expectativa dos operadores que desenvolvem o seu trabalho neste sector.

Actualmente, já se nota uma maior afluência de turistas de diferentes partes do Peru. Devido à situação pandémica, a chegada de turistas estrangeiros ainda tem pouca expressão. Todavia, espera-se que em breve os turistas das mais diversas nacionalidades comecem a regressar.

Desfrute das suas férias de forma mais sustentável

O turismo está a viver uma nova era como resultado directo das mudanças que estão a ocorrer na sociedade a nível mundial. O maior impulso para respeitar a natureza, a ameaça climática e a crise derivada da situação de pandemia são o motor de uma evolução que se vê reflectida nos mais diversos sectores da economia. O turismo não é exceção.

Desfrutar de uma forma mais sustentável de viajar está a tornar-se uma prioridade para muitos turistas em todo o mundo. Se este é o seu caso, confie em Icárion. Somos um operador turístico especializado em grandes viagens à volta do mundo, incluindo o Peru. Guiamo-nos por um espírito tão transformador quanto sustentável, e concebemos o turismo como uma atividade que respeita o seu meio ambiente.

Essa mesma sustentabilidade, que se tornou uma marca das experiências que lhe oferecemos, também faz parte do nosso ADN desde a nossa fundação. É também o centro dos três eixos que governam o nosso dia-a-dia. Do social ao ecológico, passando pela economia.

É o momento ideal para planear as suas próximas férias de acordo com esta tendência. Cuide de cada um dos gestos que faz a partir do momento em que organiza a sua viagem. Mantenha-se atento às suas ações e decisões durante toda a sua aventura.

Sinta-se parte da solução

Um dos nossos objetivos é que você, tal como todos os nossos clientes, faça parte da solução quando viaja para locais sensíveis como o santuário peruano de Machu Picchu. Não é um agente passivo, mas o protagonista de um movimento que requer o seu envolvimento e participação activa.

Como todos os outros seres humanos, também nós somos parte do problema do planeta. No entanto, podemos representar uma parte importante na possibilidade de resolvê-lo. Poderá contribuir para o cuidado dos mares e outros espaços naturais que pretende conhecer em breve.

Temos uma política de compensação de CO2. Para colocá-la em prática com sucesso, recorremos à reflorestação e à conservação das florestas em diferentes espaços. Mas não se preocupe, não terá que executar estas tarefas. Somos nós que as gerimos para si, e sem custos adicionais. Da próxima vez que viajar, desfrutará da paz de espírito que, connosco, tudo estará tratado, e bem tratado, para que não tenha de se preocupar com o seu impacto no meio ambiente.

Visite Machu Picchu como um viajante responsável e deixe que este local o conquiste com as suas atrações. Contacte-nos para mais informações!

Avaliações deste artigo

5,0 / 5 (1 avaliações)