planes-familia-laponia-finlandesa

7 programas divertidos para fazer em família na Lapónia

Pau-Garcia

Pau García, Jornalista e bloguer de viagens profissional

agosto 2022

Pau García Solbes é jornalista e bloguer profissional de viagens. Licenciado em Ciências da Informação na especialidade de Jornalismo, trabalhou e colaborou em inúmeros meios de comunicação sobre questões relacionadas com a Internet, novas tecnologias e turismo. Tem escrito muito ativamente há mais de 13 anos em elPachinko.com, um dos blogs mais populares sobre viagens na língua espanhola. É também membro fundador da Travel Inspirers e da Comunitat Valenciana Travel Bloggers. Além disso, é coautor do livro Viajar con niños, o manual para preparar as suas férias em família. Vencedor do Gold Blogger Award 2016 para o melhor blog de viagens, finalista dos prémios PICOT 2015 e 2017 e fez parte do júri dos prémios G! de Comunicação Turística.

Índice

A Lapónia Finlandesa é uma daquelas grandes viagens que terá sempre um lugar de honra no coração das crianças em todo o mundo. Os meus filhos não são excepção, pois esta bela região (localizada acima do Círculo Polar Ártico), tornou-se uma das recordações mais memoráveis para a nossa família.

Os mais pequenos estavam muito entusiasmados por terem estado junto do verdadeiro Pai NatalFoi um instante cheio de magia que acrescentou aos muitos momentos de diversão proporcionado por um dos destinos naturais mais incríveis e com a mais alta qualidade de vida do mundo.

Auroras boreais, motos de neve, trenós de renas, pesca no gelo, florestas de sonho e os diferentes refúgios do Pai Natal são algumas das grandes atrações para crianças e adultos neste remoto canto da Europa.

Além disso, a Finlândia é o país com mais florestas na Europa e o primeiro do mundo em termos de qualidade do ar. Para desfrutar deste paraíso natural (e saunas), vou recomendar sete programas muito divertidos para fazer em família na Lapónia Finlandesa... e que, é claro, os meus filhos adoraram.

Visitar o verdadeiro Pai Natal

Conhecer o Pai Natal é a primeira experiência da nossa lista porque é a que vai deixar as crianças (e não só as crianças) mais entusiasmadas. O Pai Natal tem a sua origem nas belas montanhas de Korvatunturi (onde ainda pode visitar a sua principal fábrica de brinquedos), apesar de passar grande parte do seu tempo nos mais diversos refúgios da região.

O mais conhecido de todos está em Rovaniemi, embora dependendo das suas tarefas diárias, o Pai Natal poderá encontrar-se de visita a Joulupukki em diferentes locais. Um dos locais mais mágicos de Rovaniemi é Joulukka, embora é mais frequente encontrar-se na Vila do Pai Natal (onde está localizado o seu posto de correio) ou no SantaPark, o parque temático de Natal.

No entanto, se preferir mais reuniões privadas onde possa conversar em silêncio com o Pai Natal poderá ter de evitar Rovaniemi. Noutras áreas da Finlândia, como Salla (perto de Kuusamo), só terá de esperar pela chamada de um duende que o levará num trenó puxado por uma mota de neve para um lugar secreto no meio da floresta onde o Pai Natal estará à sua espera.

Em Joulupukki recebe apenas a sua família e pode tirar as fotografias e os vídeos que quiser. Além disso, todas as crianças receberão das suas mãos o primeiro presente de Natal. Épico!

Auroras Boreais, o maior espetáculo da natureza

Ter a sorte de visualizar Auroras Boreais ao vivo é uma experiência única. . O mero ato de tentar é excitante, mas quando a “dama verde” começar a dançar no céu, ficará na sua retina para sempre. Tive muita sorte em vê-las na Finlândia, na Suécia e na Noruega.

Um pequeno aviso. Não concentre a sua viagem em família na Lapónia apenas nas Auroras Boreais,pois trata-se de um fenómeno aleatório e ficará desapontado se não o vir. Desfrute de um destino incrível mesmo sem as avistar…e se elas aparecerem será a cereja no topo do bolo.

Na verdade, para poder ver Auroras tem que haver uma elevada atividade solar, sem poluição luminosa e, acima de tudo, o céu completamente limpo e escuro.

Logicamente nos lugares remotos perto de Kuusamo, Ruka, Rovaniemi, Kittilä ou Äkäslompolo todas estas condições ocorrem e é mais fácil vê-las.

Claro que, quando se está no meio da floresta no escuro e as auroras boreais aparecem, todos os contos e lendas brotam nas mentes dos mais pequenos e transforma-se numa recordação que durará para o resto das suas vidas.

Andar de trenó puxado por huskies

Uma das excursões mais espetaculares e divertidas que pode fazer com a família na Lapónia Finlandesa é uma viagem de trenó puxada por huskies. Como não é um actividade normal nas nossas latitudes, os instrutores dão instruções breves e simples sobre o manuseamento do trenó... e depois só tem de desfrutar.

Percorrer as florestas e paisagens congeladas de Salla ou Rovaniemi a toda a velocidade atrás dos cães é uma sensação inesquecível. Além disso, como é habitual nas poucas horas de luz de inverno, a imagem é sensacional porque está a deslizar num perpétuo pôr-do-sol.

Existem muitas quintas de cães husky espalhadas por todo o Norte da Europa e a Finlândia não é excepção. Estes animais são tratados com grande respeito porque foram sempre essenciais para sobreviver ao rigoroso inverno boreal.

Safaris em moto de neve nas florestas da Lapónia

Tanto na área de Salla como em Rovaniemi, é muito comum fazer safaris em moto de neve para desfrutar da grandeza das florestas geladas da Lapónia. É o veículo ideal para fugir aos centros urbanos e chegar a cantos onde reina o silêncio absoluto.

Estes veículos são relativamente fáceis de manusear uma vez que em safaris não se atingem altas velocidades e dão-lhe sempre um pequeno curso com instruções precisas para que tudo possa ser feito em segurança. É lhe também fornecido o material indispensável para que suporte o frio e assim possa desfrutar ao máximo esta experiência.

Logicamente, as motos de neve são conduzidas por adultos. As crianças andam de trenó puxadas pelos veículos e vão agasalhadas com várias camadas de roupa para tornar a viagem mais agradável. Na época das Auroras Boreais há excursões noturnas que são uma alegria, uma vez que além de contemplar este fenómeno no meio das florestas, são geralmente acompanhadas por um churrasco.

Uma corrida de renas

Todos sabemos que as renas são animais intimamente ligados ao Pai Natal, mas também à cultura Sámi do norte da Finlândia. São animais que resistem muito bem ao frio e os seus chifres que são renovados todos os anos são um material super resistente com o qual os Sámi fazem todo o tipo de artesanato.

Mas talvez o que as famílias mais gostam de ter é a oportunidade de visitar uma fazenda de renas, seja em Salla ou nos arredores de Rovaniemi onde além do contacto próximo com estes animais terá ainda a oportunidade de entrar nas incríveis florestas boreais num trenó puxado por belas renas.

A propósito, as manadas de renas chegam a milhares de unidades, mas é mal visto perguntar aos pastores quantos animais possuem, por isso aconselho-o a não o fazer.

Passar algumas horas na aldeia dos duendes.

Muito perto de Kittilä e Äkäslompolo, existe um lugar mágico onde os mais pequenos podem passar um dia super agradável com os próprios ajudantes do Pai Natal, os duendes. Este é o Elves Village Tonttula, um lugar inspirado em lendas, contos de fadas e mitologia da lapónia que está aberto durante todo o ano.

As crianças podem entrar no mundo dos duendes através da mítica Seita Stone, caminhar pelo trilho dos duendes ou divertir-se com inúmeros jogos tradicionais e mágicos num local com um ambiente espetacular.

Descansar em cabanas e hotéis de sonho

E depois de tantas emoções e aventuras é muito importante descansar num lugar onde os sonhos podem tornar-se realidade. O interessante sobre a Lapónia Finlandesa é que tem alojamentos construídos em lugares de sonhos autênticos.

Podem ser cabanas de luxo nas florestas de Ruka, como o Rukan Salonki, iglus de vidro onde pode observar as Auroras Boreais como o Arctic SnowHotel em Rovaniemi, até mesmo uma lappish kota.

Gostou destes 7 planos muito divertidos para fazer em família na Lapónia finlandesa? Dê a si mesmo o prazer de viver esta grande viagem com a sua família, as crianças nunca esquecerão.

Avaliações deste artigo

0,0 / 5 (0 avaliações)